Três ex-presidentes do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública — Guilherme José Purvin de Figueiredo, José Nuzzi Neto e Ricardo Antonio Lucas Camargo — estiveram presentes na manhã de hoje na Universidade de São Paulo, participando do Seminário sobre Literatura e Ecologia na América Latina, que integra o II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, mais importante evento do PROLAM-USP.
Na ocasião, foram apresentados os seguintes trabalhos:
Ambiente e paisagem em O Turista Aprendiz: Aprendizagens de Mário de Andrade - Júlio César Suzuki
As imagens dos ecos: Pedro Páramo de Juan Rulfo e de Carlos Velo como reflexão da modernização mexicana - Rubens Baldini Neto
Memória, Direito e Natureza na pentalogia "A Guerra Silenciosa", de Manuel Scorza - Guilherme José Purvin de Figueiredo
Mineração, Cultura e Meio Ambiente: Carlos Drummond de Andrade e os efeitos da industrialização - Ricardo Antonio Lucas Camargo
O fracassado projeto agrícola de Policarpo Quaresma - Adriana Carvalho Silva
Rrios paulistanos e A Meditação de Mário de Andrade - José Nuzzi Neto
As apresentações ocorreram na Sala 113 do Prédio do Depto. de Ciências Sociais da FFLCH-USP, das 9 às 12h do dia 5/11/2024.
Júlio César Suzuki, Professor de Geografia da USP e Presidente do Congresso, falou sobre o livro "O turista aprendiz", de Mário de Andrade.
Guilherme José Purvin de Figueiredo expôs sobre a obra de Manuel Scorza e sua luta em defesa das comunidades tradicionais andinas face ao poderio das multinacionais do setor da mineração no Peru.
José Nuzzi Neto compartilhou recordações de sua infância sobre os rios paulistanos que hoje estão soterrados e discorreu sobre o poema "Meditação sobre o Tietê", de Mário de Andrade.
Ricardo Antonio Lucas Camargo discorreu sobre Mineração e a poesia de Carlos Drummond de Andrade.
Adriana Carvalho Silva, Professora de Geografia da Universidade Federal Rural Fliminense, expos sobre a "geo-biografia" de Lima Barreto.
O professor de História Rubens Baldini Neto falou sobre os "ecos" na obra Pedro Paramo, do mexicano Juan Rulfo.
As associadas Juliana Torres Martins e Ana Cristina Bonchristiano compareceram ao Seminário, prestigiando a participação dos três associados do IBAP inscritos para apresentarem suas pesquisas.
Ao final do seminário, o prof. Júlio César Suzuki propôs que os trabalhos apresentados sejam publicados em formato de artigo científico em volume especial da Revista Geografia, Literatura e Arte.
Comments